O VERSÁTIL POETA
Diante de um fenomenal talento, calar é impossível! Sinto-me orgulhoso por ter conhecido, neste ano que se finda, um poeta tão genial, um cronista tão expressivo, um intelectual tão eclético, um conterrâneo tão hábil. O luzir de suas letras assinala a força do seu estro poético. A magnitude de seus versos revela sua capacidade intelectiva. Vejam no seguimento:
"E BRILHARÁ A ESPERANÇA!Há uma estrela,
E a estrela está
No grito do jovem
Que ousa lutar.
(...)
Só muda o que faz
De sua vida instrumento
Dum projeto maior
Que pensa no outro.
Somos todos um só.
Avante, companheiro!
E traz mais pras lutas.
Tu brilharás ante a terra,
Ao construir nela o sonho
Dum mundo melhor.”
Como um fanal a brilhar na antiga Várzea Grande, agora, resolveu mostrar outra faceta de sua privilegiada inteligência, a formidável tendência para a arte gráfica e quem sabe, mais tarde, venha exibir, também, o singular pendor para as artes plásticas e o manejo harmônico das sete notas musicais. Assim, tornar-se-á um artista completo.(Benedito Gomes Rodrigues, domingo, 2 de dezembro de 2012)
A coleção: "COREAÚ, NOSSO PATRIMÔNIO", excelente projeto cultural que vem apresentando no seu blog, além de chamar a atenção para nossos monumentos históricos, nos presenteia com os alinhados traços de arte brotados de sua engenhosa verve. Atentem tanto para a imagem quanto para o poético texto que se seguem:
"COREAÚ, NOSSO PATRIMÔNIO: IGREJA MATRIZ"
"(...). Ao entoar dos hinos, já íamos – em escadinha de mãos dadas, roupa nova engomada –, à missa tradicional festejar; tempo sagrado pra comunidade, tempo de se ajuntar. Ao saber da novidade, corríamos ao papai: 'dê-nos uma moeda; há o homem da pipoca, e mais – a roda gigante, tão temida, a girar.' Eita, saudosa festa! Saudosos nós os que sabíamos o que significava o ensejo da novidade e da 'parentaiada' lá, na calçada, celebrando a oportunidade de celebrar." (Benedito Gomes Rodrigues, terça-feira, 25 de dezembro de 2012).
O imortal Benedito Gomes Rodrigues, o conhecido Ditim, no pleno ardor da juventude, é titular da cadeira nº 03 da Academia Palmense de Letras – APL, memorável agremiação literária surgida em Coreaú no decorrer de 2012. É a força do mérito, impondo o reconhecimento. A APL definiu a sua composição inicial em sete acadêmicos. Este número lembra os Sete Sábios da Antiguidade Clássica: Cleóbulo de Lindos, Sólon de Atenas, Pítaco de Mitilene, Tales de Mileto, Bias de Priene, Quílon de Lacedemónia e Periandro de Corinto. Detalhes são detalhes. O importante é que a velha Palma tem o seu sereníssimo silogeu.
Esse poeta psicólogo ou esse psicólogo poeta faz do seu notável blog um divã, ensejando aos leitores, no deleite de seus versos e de seus textos, um seleto cenário para uma boa catarse. Na magia das letras, o poeta fala de luta, paz, concórdia, coerência, trabalho, partilha, sucesso e coletivismo. Neste contexto, sua produção lírica harmoniza o ser, vivifica a alma e eleva o espírito.
Sobral, 25 de dezembro 2012
Leonardo Pildas
Deste blogue:
Perante o texto acima do grande Pildas, faltam-me as palavras. Não me considero um artista, tento mais ser um militante; talvez a maior arte que queria pra mim seja a humilde atividade, tentar cultivar alguma mudança, e pra isso posso me servir (teimosamente) da arte, pra ficar, inclusive, mais compraz. A Pildas minhas sinceras saudações e meu grande apresso, vista sua contribuição valorosa à nossa terra e sua amabilidade! Vamos, cada um, fazendo cada qual sua parte em prol da querida Palma!
Comentários
Postar um comentário